BEM-VINDO AO GIRO!

Você está convidado a pensar, discutir e fazer cultura com a gente. Venha participar do Giro Musical, evento realizado pelo SESC e produzido pelo Paiol Cultural, em Niterói. A iniciativa busca valorizar os artistas locais e promover reflexões sobre a produção cultural no nosso país. O Giro Musical é um evento construído de forma colaborativa. O evento cria um espaço de diálogo e troca de experiência entre os participantes.Venha conferir a próxima edição no dia 30 de novembro, às 18h, no SESC Niterói, localizado na rua Padre Anchieta, 56, Centro.



sábado, 14 de abril de 2012

Noite cultural agita Niterói


Um caldeirão de cultura temperou a noite de quem compareceu ao SESC Niterói no último dia 30 de março.  Na primeira edição de 2012, o evento Giro Musical, produzido pelo Paiol Cultural e realizado pelo SESC, reuniu oito atrações que foram do jongo ao funk, passando pela música clássica, MPB, samba, canto coral, Hip Hop e música eletrônica. 

A miscelânea de estilos musicais do Giro teve o objetivo de abrir espaço para que novos talentos da música e dança de Niterói e arredores divulgassem os seus trabalhos. A ideia deu certo.  Apesar da greve dos ônibus que atingiu a cidade no mês de março, o evento reuniu cerca de cem pessoas que circularam pelo hall e teatro do SESC, ao longo das três horas de apresentações.

Cyntia Rangel foi quem conduziu toda essa festa com muita poesia e leveza. A estreante no campo da mediação de eventos culturais ressaltou a importância de estar à frente do Giro Musical.

“A experiência valeu muito pelo conhecimento e diálogo com artistas que certamente representam a nova safra da cultura brasileira. Isso faz do Paiol Cultural (organizador do Giro Musical) um instrumento de vanguarda para muitos que ali se apresentaram. Foi ótimo fazer parte disso!” disse Cyntia.

Por falar em cultura brasileira, a oficina ministrada pelo grupo de jongo CEABIR (Centro de Estudos Afro Brasileiro Ironides Rodrigues) contagiou o público presente.  As pessoas deixaram a timidez de lado para seguir o rufar dos tambores e os passos dos jongueiros, que fizeram o cortejo do hall até o teatro, onde ocorreu a maior parte das apresentações.

Pelo palco do teatro SESC passaram sete atrações, entre elas estavam a cantora e compositora Laura Zandonadi, que está prestes a lançar o seu primeiro CD autoral; o funkeiro e militante pelo movimento Funk é Cultura, Mano Teko; o grupo TRICORD, que misturou a música clássica com a performance eletrônica da DJ Tata Ogan; o Coral Oficina, que há 15 anos populariza o canto coral pela cidade de São Gonçalo; a banda ANATHA com o repertório de samba e o Hip Hop ficou por conta do grupo de dança Blue Stars. 

A criação de um espaço onde artistas de diferentes frentes culturais possam dialogar foi considerado o ponto alto do Giro Musical pelo vice-presidente da Apafunk, Mano Teko.

“É importantíssimo ter lugares que possamos debater sobre cultura. O Giro Musical conseguiu juntar no mesmo espaço o erudito com a ‘M+PB’. Acho essa troca importante, quebram-se preconceitos. Como funkeiro, digo que é legal ocupar espaços considerados até então elitizados.”

O primeiro passo do Giro Musical 2012 foi dado. De acordo com a organização do evento, a equipe do Paiol Cultural e o SESC Niterói, espera-se aprimorar os próximos Giros Musicais para que a proposta de democratização cultural seja cada vez mais uma realidade para a população metropolitana do estado do Rio.